Aulas Virtuais e Materiais sobre Gestão

Estarão disponibilizados nesta página, de forma gratuita, diversas apresentações do Power Point, planilhas Excel, bancos de dados em Access e alguns textos sobre gestão de empresas. É uma contribuição para a análise e o debate de caminhos em direção ao desenvolvimento das organizações. O autor não se responsabiliza pelo uso das ferramentas ou pelos seus resultados nos casos em que não houver o seu envolvimento direto, ficando os possíveis encargos ou méritos por conta do usuário.

  • PRINCIPAIS FUNÇÕES DA CALCULADORA HP 12C
    Objetivos: aprender a operar a calculadora, fazer cálculos em cadeia, utilizar as memórias, armazenar dados e limpar memórias, formatar o visor e outras operações básicas. A apresentação é bastante didática e, mesmo para pessoas que nunca operaram a calculadora, após dois ou três exercícios já estarão aptas a utilizá-la em cálculos financeiros.
  • TÉCNICAS DE TREINAMENTO E DINÂMICA DE GRUPOS
    Apresentação do Power Point , com algumas técnicas de treinamento de adultos, testadas pelo consultor em seus trabalhos de treinamento e comparações entre o método tradicional de ensino de adultos com o uso de técnicas mais atualizadas. Ao final há uma relação bibliográfica para consulta e pesquisa de novas técnicas.
  • ECONOMIA DE EMPRESAS
    Arquivo no formato PDF com programa de treinamento que aborda a dinâmica econômico-financeira da empresa com base no MODELO FLEURIET adaptado pelo consultor. O consultor utiliza esta metodologia deste o início dos anos ’80, quando participou de treinamento no antigo CEBRAE (atual SEBRAE) e desenvolveu ferramentas no MS-Excel para fazer análises e planejar resultados e posições de liquidez utilizando o método.
  • GESTÃO DO PREÇO DE VENDA
    Arquivo no formato PDF, com abordagem do cálculo e gestão do PREÇO DE VENDA no âmbito de empresas comerciais. Na apostila, o consultor procura relacionar a gestão de preços com aspectos econômico-financeiros da empresa e seus objetivos de ganho.
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA A VENDAS
    Arquivo no formato PDF, com um programa padrão de matemática financeira que o consultor utiliza em treinamento de profissionais ligados à área comercial de empresas, que tenham alçada para negociar preços e prazos. O programa procura dar as bases de matemática financeira para que estes profissionais realizem seus objetivos com eficácia.
  • GESTÃO DE ESTOQUES E COMPRAS
    Arquivo no formato PDF, descrevendo os principais parâmetros de gestão de estoques: estoque máximo, estoque mínimo, tempo de reposição, ponto de reposição, ruptura de estoques, curva ABC, entre outros.
  • INVERSO DE UM NÚMERO – FUNÇÃO 1/X
    Apresentação de slides do MS-Power Point, com explicações e exemplos práticos sobre a função 1/X que existe em calculadoras e que pode ser utilizada para calcular markup e margem de lucro de forma rápida. Os exemplos sobre margens, markup e preços estão resumidos, já que o objetivo é explicar o funcionamento da função 1/X.
  • FUNÇÕES FINANCEIRAS DO MS-EXCEL: XTIR
    Apresentação de slides do MS-Power Point, com explicações do funcionamento desta importante função financeira do MS-Excel, que permite calcular e fazer simulações com a taxa interna de retorno, a partir de diferentes fluxos de caixa e de diferentes datas.
  • GESTÃO POR PROCESSOS
    Apresentação de slides do MS-Power Point, que tem por objetivo apresentar e/ou ajudar a esclarecer esta nova abordagem de entendimento da dinâmica das organizações. No início é apresentada uma comparação entre o modelo tradicional de estrutura, baseado na hierarquia e em departamentos e o baseado em processos. A seguir são transcritos textos que têm por objetivo definir a GESTÃO POR PROCESSOS, extraídos da bibliobrafia apresentada ao final dos slides.
  • FUNÇÕES FINANCEIRAS DO MS-EXCEL
    Arquivo em planilha do MS-Excel, com estudo e exemplos das funções financeiras do aplicativo, com algumas funções básicas que são importantes para o estudo das funções financeiras. Este material é utilizado pelo Consultor em treinamentos “in company” ou para pequenos grupos de profissionais interessados na matéria. A disponibilização do arquivo é uma contribuição para o início do aprendizado pelos interessados.