Conceitos de “Margem” Utilizados no Comércio

O termo “margem” às vezes é entendido de formas diferentes por pessoas que trabalham com gestão de preços e custos ou com vendas no comércio.   Por exemplo: uma pessoa pode dizer que trabalha com uma margem de 18% e a outra com uma margem de 45% e, ainda, uma terceira, que trabalha com uma margem de 3% e as três estarem se referindo à mesma estrutura de resultados.

Uma delas pode estar falando da margem de lucro bruto sobre as vendas, que é o conceito mais utilizado como sinônimo de “margem” no comércio; a outra pode estar falando de mark-up e a terceira de lucratividade líquida.

Há um outro conceito que algumas empresa comerciais utilizam que é o percentual de margem de lucro bruto sobre as vendas líquidas de impostos.

Por outro lado, o percentual de mark-up pode ser calculado sobre o custo da mercadoria ou sobre o preço de compra.

Analisando o demonstrativo de resultados abaixo, podemos extrair alguns conceitos de margem, como seguem:

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS
LINHA DESCRIÇÂO R$ %
01 RECEITA BRUTA DE VENDAS 800.000,00 100,0%
02 (-) IMPOSTOS S/VENDAS 108.400,00 13,6%
03 RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS 691.600,00 86,5%
04 (-) CUSTO DAS MERCADORIAS 550.000,00 68,8%
05 LUCRO BRUTO 141.600,00 17,7%
06 (-) DESPESAS FIXAS 105.000,00 13,1%
07 RESULTADO ANTES IR/CSSL 36.600,00 4,6%
08 (-) IRPJ/CSSL 11.712,00 1,5%
09 LUCRO LÍQUIDO 24.888,00 3,1%

 

1) Margem de lucro bruto sobre a venda bruta

O valor do lucro bruto de R$ 141.600,00 é relacionado percentualmente com a venda bruta, utilizando-se a fórmula abaixo:

Margem = R$ 141.600 / R$ 800.000  x 100  =  17,7%

2) Margem de lucro bruto sobre a venda líquida de impostos

Neste caso, o lucro bruto é relacionado com a venda líquida de impostos.

Margem = R$ 141.600  / R$ 691.600 x 100  = 20,47%

3) Mark-up

Para calcular o mark-up, calcula-se quanto porcento deve-se aplicar sobre o custo das mercadorias para se chegar ao preço de venda (no caso, do custo das mercadorias vendidas até a receita bruta de vendas).

Mark-up  =   [( R$ 800.000  /  R$ 550.000 ) – 1 ] x 100  =  45,45%

4) Margem líquida (ou percentual de lucratividade líquida)

É a relação do lucro líquido com a receita bruta de vendas, ou seja, de quanto sobra líquido, após a apropriação de todos os custos e despesas, em percentagem da receita bruta de vendas.

Margem = [(R$ 24.888,00 / R$ 800.000,00) x 100]  =   3,11%

As análises de margens podem ser feitas, por seu turno, utilizando qualquer um dos critérios expostos acima, desde que feitas de forma correta a partir de uma estrutura de resultados montada adequadamente.

Sugestão: quando você estiver falando de “margem” é importante explicar qual o conceito que está utilizando.

Alfredo Bischoff

Alfredo Bischoff

Economista formado pela PUC-RS e Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS. Trabalha desde o início da década de 80 em consultoria e treinamento de gestão empresarial com focos nas áreas de finanças e comercial. Atualmente dedica-se a projetos de consultoria e treinamento para empresas comerciais em âmbito nacional. Leia mais...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>