Consultoria Organizacional

Objetivos

O objetivo de um trabalho de consultoria é implantar mudanças nos processos de gestão da empresa de modo a causar melhorias representativas. Quando a empresa necessita reestruturar seus processos de gestão é importante a contratação de uma consultoria externa, que terá isenção na escolha dos novos processos mais indicados, bem como trará experiências bem sucedidas de diversas outras organizações.

Metodologia

A base da metodologia que utilizamos nos projetos de consultoria é o envolvimento forte nas ações e o treinamento do pessoal da empresa com objetivo de gerar uma base de conhecimento interno capaz de ancorar a continuidade dos trabalhos após a conclusão dos serviços. Procuramos gerar de imediato um ganho de organização, através da implantação de sistemas de controle através do banco de dados MS-Access e com o uso da planilha MS-Excel. Estes sistemas procuram complementar os já existentes na empresa ou até substituí-los para fins gerenciais em muitos casos.

Conceitos

É importante um esclarecimento sobre o nosso conceito de CONSULTORIA, comparativamente aos serviços de AUDITORIA e ASSESSORIA disponíveis no mercado para o uso das empresas.

Auditoria
É um trabalho realizado por profissionais de diversas áreas, mas nas empresas, em se tratando da área econômico-financeira, por Contadores ou empresas de auditoria que tem por objetivo comparar os procedimentos em uso na empresa, em geral os contábeis e fiscais, com parâmetros, principalmente legais, e emitir um parecer referente às distorções encontradas. O auditor é um profissional que possui habilitação legalmente aceita e conhecimento dos parâmetros legais, técnicos e fiscais para fazer comparações com os em uso pela empresa auditada.

Assessoria
É um trabalho realizado por profissionais de diversas áreas (engenharia, contabilidade, economia, administração, comunicação social, direito, etc.), e que tem por objetivo dar opiniões à empresa ou ao empresário a respeito de assuntos técnicos específicos sem envolver-se, entretanto, com a implantação das idéias e sem correr riscos quanto aos resultados obtidos. O assessor é um especialista em determinado assunto que dá opiniões quando solicitado.

Consultoria
É um trabalho realizado por profissionais de diversas áreas, que objetiva implantar mudanças para melhor, com envolvimento do consultor na implementação das ações, de tal modo que o pessoal da empresa seja treinado para continuar as melhorias quando do encerramento do trabalho deste. O envolvimento do consultor não deve ser ao ponto de criar dependência da empresa. Muito do trabalho de consultoria é treinamento, diagnóstico, montagens de planos de ações, negociações, avaliações de desempenho, motivação de pessoas para as mudanças. O consultor é um profissional com formação generalista, com conhecimento em bom grau de profundidade de todo o sistema-empresa, com perfil de negociador e de agente de mudanças. Deve ter bastante experiência prática nas várias áreas da empresa para poder alavancar a implementação das mudanças necessárias compreendendo todas as suas repercussões.

Programas de Consultoria