Percentual de Margem de Lucro no Comércio

Tenho observado, em trabalhos de consultoria e treinamento que realizo junto a empresários e gestores de empresas comerciais, que muitos utilizam um percentual de margem de lucro que julgam ser o ideal para equilibrar suas contas, para fazer cálculos e análises de preços de venda praticados. Na maioria dos casos o percentual utilizado está correto ou próximo do ideal. Em alguns casos não. Por outro lado, vejo que muitos utilizam percentuais que “sempre foram utilizados” ou que “a maioria das empresas do ramo utiliza”.

Esse percentual pode ser calculado, gerenciado e otimizado. Isso sem precisar aumentar o preço das mercadorias! A partir do exame do seu Balanço Patrimonial e de seu Demonstrativo de Resultados, a empresa pode observar com que margem de lucro está operando. Pode ver também , pela comparação do Lucro Líquido com o Patrimônio Líquido, qual a taxa de retorno que a empresa está apresentando.

Veja na figura abaixo, que representa um Demonstrativo de Resultados, que a margem de lucro bruto média da empresa é de 17,7%. Nas empresas comerciais, esse é o percentual que se costuma chamar de MARGEM. Ou seja, é a margem bruta, deduzindo-se do preço de venda (ou receita bruta) os valores referentes aos impostos e ao custo da mercadoria vendida.

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS
LINHA DESCRIÇÂO R$ %
01 RECEITA BRUTA DE VENDAS 800.000,00 100,0%
02 (-) INPOSTOS S/VENDAS 108.400,00 13,6%
03 RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS 691.600,00 86,5%
04 (-) CUSTO DAS MERCADORIAS 550.000,00 68,8%
05 LUCRO BRUTO 141.600,00 17,7%
06 (-) DESPESAS FIXAS 105.000,00 13,1%
07 RESULTADO ANTES IR/CSSL 36.600,00 4,6%
08 (-) IRPJ/CSSL 11.712,00 1,5%
09 LUCRO LÍQUIDO 24.888,00 3,1%

Veja agora na figura que representa um Balanço Patrimonial, que o valor do Patrimônio Líquido, ou seja, do investimento feito pelos empresários na empresa , é de R$ 3.200.000,00.

BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO PASSIVO
CIRCULANTE 3.000.000 CIRCULANTE 1.650.000
Disponível 30.000 Fornecedores 450.000
Clientes 1.200.000 Tributos a recolher 175.000
Estoques 1.100.000 Empréstimos 900.000
Outros créditos 670.000 Outros débitos 125.000
NÃO CIRCULANTE 2.000.000 NÃO CIRCULANTE 150.000
Créditos de longo prazo 50.000 Débitos a longo prazo 150.000
Imobilizações 1.950.000 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 3.200.000
TOTAL DO ATIVO 5.000.000 TOTAL DO PASSIVO 5.000.000

Para calcular a Taxa de Retorno sobre o Investimento, deve-se comparar o Lucro Líquido do período com o Patrimônio Líquido (inicial do período). Isso nos diz qual a taxa de retorno que um determinado valor investido (patrimônio líquido inicial) proporcionou no período. No caso desse exemplo, a taxa de retorno é de R$ 24.888,00 / R$ 3.200.000,00 = 0,7778%.

Considerando que o demonstrativo de resultados se refere a um período mensal, pode-se dizer que o retorno sobre o investimento é de 0,7778% a.m. ou de 9,7434% a.a. (taxa ao mês anualizada pelo critério de juros compostos considerando que os resultados mensais serão reaplicados à mesma taxa).

Nesse caso, se o empresário julgar que a taxa de retorno sobre o investimento que a empresa está proporcionando é adequada para suas expectativas e que o volume de vendas esperado é o do Demonstrativo de Resultados da figura acima e, também, que os demais itens de custos e despesas se manterão nas mesmas proporções, poderá trabalhar com a margem de 17,7% no cálculo e análise de seus preços.

Desejando otimizar o retorno sobre o investimento, o ideal é adotar um conjunto de medidas para obter com mais facilidade os resultados desejados. Além de procurar aumentar as vendas e reduzir despesas, uma ação que repercutirá favoravelmente de forma importante é o gerenciamento do mix de produtos com o objetivo de melhorar a margem. Vou falar sobre isso em uma próxima postagem.

Alfredo Bischoff

Alfredo Bischoff

Economista formado pela PUC-RS e Especialista em Gestão Empresarial pela UFRGS. Trabalha desde o início da década de 80 em consultoria e treinamento de gestão empresarial com focos nas áreas de finanças e comercial. Atualmente dedica-se a projetos de consultoria e treinamento para empresas comerciais em âmbito nacional. Leia mais...

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